Agradeço que respeitem o meu trabalho e
não copiem as fotos sem a minha devida autorização.
Alguma dúvida ou pedido contactem-me, terei todo o
prazer em ajudar e partilhar

Eu também não roubo fotos nem receitas a ninguém!
É um Blog que me dá bastante satisfação fazer e se a si também lhe dá gosto ler não prejudique o trabalho de quem o faz!

Obrigada.
Obrigada pela vossa visita e comentários, pelo tempinho que dispensaram ao ler as minhas palavras ... É com todo o carinho que assim que possa venho retribuir!

Um Abraço de Amizade
Aladiah

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Dica do Dia - Espinafre

Por vezes há dias em que está nevoeiro ... A chuviscar e não apetece sair para a rua ... Pois bem, hoje foi um desses dias ... Estava um frio terrível e não apetecia mesmo nada sair ...
 
Mas eis que uma vizinha, simpáticamente me veio bater à porta a entregar uns ovinhos (pois porque não tenho galinhas) e pediu-me se podia apanhar uns espinafres para o almoço!!
 
- Claro vizinha! Estás à vontade, leva o que quiseres... Olha vou apanhar contigo! (disse eu prontamente e lá fomos as duas de alguidar na mão e em mena cavaqueira lá estávamos a apanhar os espinafritos!).
 
 
As fotos foram tiradas num dia soalheiro, pois nunca se sabe como está o tempo e por aqui como dizem os idosos, mais vale prevenir que remediar ...
 
Agora um pouco de sabedoria ... Nunca é demais aprender, certo?
 
Os espinafres são uma fonte altamente concentrada de carotenóides, incluindo betacaroteno - a forma vegetal da vitamina A.
Também são uma fonte rica de luteína, um pigmento carotenóide com efeitos antioxidantes, e mais: vários estudos recentes sugerem que a ingestão regular de legumes verde-escuros pode conferir protecção contra muitos tipos de cancro.
Um estudo mais aprofundado revela que uma dieta rica em carotenos reduz o risco de decadência muscular relacionada com a idade, causa vulgar da cegueira nas pessoas idosas.
Este problema, provocado por uma deterioração da zona central da retina, parecia ter menos probabilidades de se desenvolver em pessoas que consumiam grandes quantidades de legumes de folha verde.
Os espinafres são também uma fonte útil de ácido fólico, muito recomendado durante a gravidez para prevenção da espinha bífida.
Do mesmo modo, a sabedoria da medicina tradicional revela-se através de algumas utilizações dos espinafres, como nos casos de hipertensão arterial, anemia e prisão de ventre.
Na verdade, este legume é uma boa fonte de potássio, facto hoje reconhecido pelos médicos como elemento importante na regulação da tensão arterial.
 
(Estes ainda estão pequenos, mas já começam a estar apetitosos, não acham?)
 
O MITO DO POPEYE
Durante muito tempo, pensou-se que os espinafres eram particularmente ricos em ferro; os pais obrigavam as crianças a comer espinafres, convencidos de que assim as tornavam fortes e saudáveis.
Para esta imagem dos espinafres como legumes super-saudáveis contribuiu uma personagem de desenhos animados: quem não se recorda do Popeye, que engolia de um só trago latas de espinafres para conseguir um aumento instantâneo de força muscular?
Parece que, afinal, esta crença se deve a um simples erro matemático de uma analista alimentar quando calculava o teor de ferro dos espinafres; uma vírgula colocada no local errado levou muitas pessoas a pensar que os espinafres continham dez vezes mais ferro do que realmente têm.
Efectivamente, o organismo absorve maior percentagem do ferro presente nos espinafres se estes forem consumidos com alimentos que contenham vitamina C, como fruta ou tomate.
 
ESPINAFRES CRUS
 Muitas pessoas não gostam do sabor forte e da consistência mole dos espinafres cozinhados. Experimente utilizá-los crus, já que se contam entre as verduras para salada mais nutritivas.
Pode fazer uma grande variedade de saladas substituindo a alface por folhas tenras de espinafres: uma sugestão será misturar espinafres crus, bacon grelhado, abacate e cogumelos às fatias.
 
INCONVENIENTES
 Os benefícios nutricionais dos espinafres são contrariados pela sua elevada concentração de ácido oxálico.
Este combina-se com o ferro e cálcio dos espinafres, reduzindo a sua absorção - a quantidade de ferro que pode ser absorvida é consideravelmente diminuída, e apenas uma fracção do teor de cálcio do espinafre pode ser utilizado pelo organismo.
Isto levou a que se afirmasse que comer espinafres afectaria a absorção do cálcio em geral - mas estudos efectuados revelaram que teriam de ser ingeridas quantidades maciças deste legume para que a interferência do ácido oxálico se tornasse num problema grave.
Comer espinafres ao mesmo tempo que fornece suplementos de vitamina C, pode agravar a formação de cálculos, ou pedras, de oxalato nos rins e na bexiga.
Estes surgem devido à acumulação de depósitos de oxalato em pessoas mais susceptíveis.
Os espinafres também podem conter níveis elevados de nitratos, tema de muitos debates recentes no seio da Comunidade Europeia.

 (Toda a informação foi retirada através de vários sites na internet!)
 
Para a sugestão de hoje trago uma receita inventada por mim em parte, porque a outra já vocês conhecem de cor e salteado. Então cá vamos ...
 
Peguei em dois filetes de peixe gato, que é o que gostam cá em casa, e cortei em duas metades fazendo 4 pedaços, cortei 4 folhas de aluminio de forma a que pudesse abraçar as postas, e comecei a inventar, coloquei azeite, cebola, caldo de peixe esmigalhado, as postas por cima, oregãos, sal, pimenta e mel, mais um pinguinho de azeite e voilá ... fechei e levei ao forno perto de 20m.
 
Todos os ingredientes que uso são da minha horta ou de hortas vizinhas, salvo raras excepções quando compro nos hipermecados, mas aí aviso :D
 
De seguida fiz esparregado com os espinafritos que foram cozidos a vapor para manter todas as vitaminas necessárias, e confeccionados do modo tradicional em que usei, alhos, azeite, farinha, vinagre e sal.
 
E o resultado foi este ... acompanhei com um suminho de laranja também apanhadas directamente da laranjeira do quintal!!
 
 
O molho é do mel, não é da gordura pois sou um pouco contra a comidas muito gordurosas. Ficou divinal ...
 
 
Espero que tenham gostado de mais uma história da Aldeia com a Natureza :D




2 comentários:

  1. Olá!
    Bem que bela inveja me fez sentir ao ler esta mensagem!!!
    Primeiro pelas coisinhas frescas que se podem ir apanhar quando nos apetece, eu no meu bocadinho de terra ainda não tenho nada para apanhar os caracóis as lesmas e o clima úmido não ajuda nada.
    Depois pela maneira como foi confeccionado este delicioso prato bem saudável.
    Adorei mesmo muito muitos parabéns.

    Beijinhos.

    Sobremesas de Domingo.

    ResponderEliminar
  2. Obrigada Maria :D Por acaso a receita, pelo menos a parte do peixe, foi inventada e olhe que ficou fenomenal :D já pediram para repetir!

    Em relação à horta posso dizer que é uma Benção poder recolher da Terra aquilo que ela me dá!

    Beijinhos Maria , pelas palavras simpática e carinhosas

    ResponderEliminar