Agradeço que respeitem o meu trabalho e
não copiem as fotos sem a minha devida autorização.
Alguma dúvida ou pedido contactem-me, terei todo o
prazer em ajudar e partilhar

Eu também não roubo fotos nem receitas a ninguém!
É um Blog que me dá bastante satisfação fazer e se a si também lhe dá gosto ler não prejudique o trabalho de quem o faz!

Obrigada.
Obrigada pela vossa visita e comentários, pelo tempinho que dispensaram ao ler as minhas palavras ... É com todo o carinho que assim que possa venho retribuir!

Um Abraço de Amizade
Aladiah

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Erva Aromática - Oregão

Hoje a história que vos trago é muito aromatizada. Venho falar-vos do Oregão.
O orégão é também conhecido por outros nomes: orégão vulgar, manjerona brava e manjerona selvagem. O seu habitat é difundido por toda a Europa, em terrenos de altitude média, soalheiros, secos e pedregosos. Naturalizado no continente americano.
Descrição:
O orégão é uma planta vivaz, cujos caules erectos atingem até 60 cm de altura. As folhas são pequenas, de cor rosa púrpura.
 
   Referências Históricas:
O orégão é muito semelhante à manjerona, embora, ao contrário desta, costume encontrar-se em estado silvestre. É oriundo do Médio Oriente, e foi introduzido na Europa no século XVI.
Propriedades medicinais, Indicações terapêuticas e benefícios do orégão:
Toda a planta é rica num óleo essencial que contém timol, de acção sedativa, antiespasmódica. Contém, além disso, flavonóides e ácido ursólico, aos quais se atribuem as suas propriedades anti-reumáticas. O seu uso medicinal é indicado nos seguintes casos:
- Transtornos digestivos: Dispepsia (má digestão) de origem nervosa, flatulência, espasmos ou cólicas dos órgãos digestivos. Pela sua acção carminativa (combate os gases intestinais), é um bom condimento para legumes, sopas e pizzas.
- Afecções respiratórias acompanhadas de tosse seca ou irritativa, como a laringite (irritação da garganta) ou a tosse convulsa. O orégão tem também acção expectorante, béquica e antitússica, tanto em uso interno como externo.
- Dores musculares, torcicolos e lombalgia, aplicado externamente tanto em cataplasmas como em fricções sobre a pele.
 
Utilização na culinária
É um ingrediente insubstituível na culinária italiana, onde é utilizado em molhos de tomate, vegetais refogados, carne, e na pizza. Junto com o manjericão dá o carácter da culinária italiana.
Em Portugal os orégãos são indispensáveis na confecção de caracóis, e é usado também em caldeiradas e em saladas de tomate e queijo fresco ou requeijão.
Aparece também, ainda que em menor medida, nas cozinhas espanhola, francesa, mexicana e grega.
A sugestão que vos trago hoje é muito simples e super fácil de fazer ... E acreditem que quando tiverem visitas ou simplesmente para um lanchinho faz maravilhas :D
Pegam num queijo que nós aqui na Aldeia chamamos de Merendeiras (por serem grandes), cortam o tampo do mesmo e colocam algumas folhas de oregãos por cima.
Levam ao forno bem quente mas não se podem descuidar, senão fica todo desfeito. Para quem gosta, pode sempre ligar o Grill um pouco e tostar uns minutinhos.
Fazer um pãozinho de azeitonas ou mesmo de oregãos para acompanhar e deliciarem-se com esta pequena maravilha!!
 
Foi mais uma pequena história na Aldeia com a Natureza.
 




 

Sem comentários:

Enviar um comentário